Algodão Porque gostamos tanto dele…

Algodão Porque gostamos tanto dele…
26 de novembro de 2018 Alexandre Lenz

Você já pensou de onde o algodão vem e porque a gente gosta tanto dele?

 Além de leve e confortável, o algodão é vibra natural. Além de uma produção mais limpa, o seu descarte é sustentável, já que é um material orgânico que demora apenas cerca de três meses para ser completamente decomposto.

A cor natural do algodão

Quando perguntam sobre a cor natural do algodão, a resposta é quase sempre branca, não é mesmo? Pois os tons originais da planta podem variar bastante, entre o marrom, o bege e caqui. Tais cores contribuem para maior diversidade de material da indústria têxtil, e com maior qualidade.

Originalmente, o algodão começou a ser utilizado na China para se fazer papel e também encadernar livros. No Brasil, os povos indígenas já conheciam o algodão e dominavam sua produção desde antes do descobrimento – eles convertiam o algodão em fios a fim de produzir redes e cobertores. Já as folhas da planta eram utilizadas para a cura de feridas, seguindo técnicas da medicina natural indígena.

O maior produtor mundial de algodão

O país que mais produz algodão no mundo é a Índia, com quase 6 milhões de toneladas anualmente. Esse valor é correspondente a um quarto da produção mundial, seguida de produtores como China e Estados Unidos.

No entanto, quem lidera a exportação do produto são os Estados Unidos, tendo a Índia em segundo lugar e o Brasil em terceiro. A indústria têxtil brasileira pode contar com uma variedade bastante extensa do algodão, trazendo possibilidades para vários tipos de confecção.

As tonalidades variam principalmente a depender da região em que ele é plantado, havendo registro de cores como o vermelho, o cinza, o verde, o roxo e até azul. O algodão utilizado em sua tonalidade natural dispensa o uso de corantes e, por isso, tem maior durabilidade.

Por ser considerado um tecido delicado e macio para a pele humana, ele é utilizado para se produzir diversos produtos que entram em contato direto com nosso corpo, como vestimenta e roupas de cama. Isso ocorre porque o algodão não agride nossa pele, ou seja, é agradável tê-lo em contato com o corpo mesmo por grandes períodos de tempo – quando dormimos, por exemplo. Além disso, é um tecido que permite grande “respirabilidade”, o que significa que ele não sufoca nossa pele.

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

WhatsApp Dúvidas ? Clique aqui