Índio e os cocares indígenas: a cultura dos povos roubados das Américas

Índio e os cocares indígenas: a cultura dos povos roubados das Américas
27 de junho de 2018 Alexandre Lenz

Hoje se fala muito em imigrantes e fronteiras, mas muitas vezes é esquecido que os povos nativos de todas as Américas, são muito distantes dos descendentes europeus, estamos falando dos povos indígenas.

Conhecidos como aqueles que tiveram suas terras roubadas por Europeus, os índios são os primeiros povos agrícolas e a cultura original da América do norte, central e do sul.

A liderança das aldeias ficavam sob responsabilidade dos xamãs e pagés que tinham habilidade de cura. Acreditavam na reencarnação e dedicavam-se a rituais religiosos e mágicos.

indio - foto india - Índio e os cocares indígenas: a cultura dos povos roubados das Américas

indio - foto indio2 e1530117054593 - Índio e os cocares indígenas: a cultura dos povos roubados das Américas

Algumas tribos praticavam a antropofagia (canibalismo) para adquirir força dos guerreiros inimigos e vingar mortos de guerra.

De modo geral, as sociedades indígenas peram sem propriedade privada, cultivam a habitação coletiva, numa comunidade igualitária, descentralizadas politicamente e com status social distinto pela divisão do trabalho. E teriam muito a ensinar a todas as civilizações, se não tivessem sido historicamente exploradas, escravizadas e marginalizadas.

Povos indígenas acreditam na mediação entre o plano espiritual e material, bem como pela preservação e difusão do conhecimento da tribo.

Em seus rituais, reverenciam os ancestrais, os elementos, as plantas, animais e os seres mitológicos. O uso de alucinógenos e outras substâncias, como tabaco e bebidas alcoólicas, eram utilizados para fazer a ligação com o mundo espiritual. A percepção indígena defende que não há uma linearidade bem definida entre o tempo e do universo.

A liderança não possui caráter hereditário, pois é adquirida por mérito na maioria das vezes.

indio - foto indio3 - Índio e os cocares indígenas: a cultura dos povos roubados das Américas

indio - hr indios - Índio e os cocares indígenas: a cultura dos povos roubados das Américas

Seus cocares são formados por penas conquistadas através de atos de coragem.  O guerreiro tem que se preparar para receber tal honra, muitas vezes necessitando de dias de jejum e meditação. Porque os índios viram águias quando morrem, como mensageiros de Deus, o cocar poderia ser adquirido somente através da superação de dificuldades, da lealdade e da força.

Os cocares e a transcendência dos planos mortais e espirituais foram inspirações para algumas das camisetas Artseries.

Clique e conheça os modelos de camisetas com os desenhos abaixo:

indio - hr indios 650x98 - Índio e os cocares indígenas: a cultura dos povos roubados das Américas

WhatsApp Dúvidas ? Clique aqui