La Catrina: Símbolo da cultura mexicana

La Catrina: Símbolo da cultura mexicana
12 de junho de 2018 Alexandre Lenz

La Catrina: Símbolo da cultura mexicana lembra-nos que, ao fim de tudo, as diferenças não significam nada.

Uma das figuras mais populares da cultura mexicana e da festa do Dia dos Mortos é conhecida como La Catrina de Los Toletes, ou popularmente chamada, Catrina Mexicana.

Catrina é um esqueleto comumente adereçado com um chapéu distinto da alta sociedade. Em seu simbolismo mais puro, ela nos lembra que frente a morte, somos todos iguais. Ou seja, que classe social, ou mesmo as diferenças étnicas não representam coisa alguma em nosso momento mori.

catrina - hr top 650x86 - La Catrina: Símbolo da cultura mexicana

catrina - hr bottom 650x86 - La Catrina: Símbolo da cultura mexicana

Suas primeiras aparições datam de 1800 e ela atende por vários nomes:  la calavera, la dama de velo, la huesuda, la sin dientes, la matadora. Mas indiferente de como lhe chamam, o encontro com a morte é algo que os mexicanos fazem com astucia e bom humor.

Com sua personalidade travessa, espirituosa, simpática e inúmeras vezes, muito sensual, La Catrina nos convida a viver plenamente cada momento, já que tudo que acumulamos fica neste plano quando nos despedimos do mundo material.

Manuel Manilla,  José Guadalupe Posada,  Diego Rivera (casado com Frida Kahlo)  e Bertha Sandoval Romero são alguns dos artistas mexicanos mais reconhecidos por seus trabalhos mantendo La Catrina viva na cultura mexicana, desde seu surgimento.

La Catrina - Jose Guadalupe Posada catrina - jose guadalupe posada la catrina 2 - La Catrina: Símbolo da cultura mexicana

La Catrina – Jose Guadalupe Posada

La Catrina é tão popular e ícone de celebração do Dia do Mortos, que o evento em 2003 foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade. O Dia dos Mortos também representa um momento privilegiado do encontro das pessoas com seus antepassados. E neste caso, La Catrina é também a anfitriã deste encontro. A temática virou blockbuster em 2014 com a animação “O Livro da Vida”.

Catrina Mexicana pode ser descrita como arte política, uma vez que questiona os valores e diferenças sociais. Ela também pode ser encarada como uma afronta a hipocrisia da sociedade, pois seu uso depois da Revolução Mexicana simbolizava a ideia do indígena que gostaria de se tornar europeu e que renega a própria cultura. Ela também pode ser reconhecida como um símbolo que desmistifica a morte. Ou simplesmente um lembrete para encarar a vida com bom humor e aceitar a nossa mortalidade.

Indiferente de como você escolhe olhar para os olhos de Catrina Mexicana, o que não se pode negar é que ela é um símbolo forte que inspira gerações.

catrina - hr top 650x86 - La Catrina: Símbolo da cultura mexicana

La Catrina Mexicana também serviu de inspiração para uma coleção Artseries, clique na arte preferida abaixo e conheça os modelos de camisetas disponíveis.

catrina - hr bottom 650x86 - La Catrina: Símbolo da cultura mexicana

WhatsApp chat