O Poder Místico da Coruja

O Poder Místico da Coruja
29 de outubro de 2018 Alexandre Lenz

Corujas são animais interessantes e muito peculiares. São aves silenciosas, espertas, ambiciosas e misteriosamente relacionadas à sabedoria. Você sabe por quê? Não? Pois então descubra a seguir algumas curiosidades

Curiosidades…

Corujas são criaturas silenciosas, que agem sem que suas presas percebam. O pesquisador Justin Jaworski, da Universidade de Lehigh, nos EUA, desvendou as três principais características que fazem do voo da coruja um sucesso de discrição: a asa da coruja tem um cume afiado que reduz o ruído provocado pelo voo; a porção frontal da ave tem uma plumagem macia que facilita o voo; por fim, as penas da extremidade traseira das asas do bichinho são porosas, o que evita redemoinhos e promove o deslocamento de ar.

Os ouvidos da coruja são 50 vezes mais sensíveis do que os ouvidos humanos, mas suas orelhas raramente são protuberantes ou fáceis de serem vistas, como na imagem acima. As orelhas desses animais são diferentes: enquanto a orelha esquerda é inclinada para baixo para captar sons vindos de baixo, a direita é voltada apenas para captar sons vindos de cima. É por isso que elas conseguem captar até mesmo os chiados mais sutis.

Esses animais não são limitados quando o assunto é produzir algum tipo de barulho: corujas assobiam, gritam, emitem gritos agudos, grunhem e, inclusive, sorriem. E elas são capazes de diferenciar cada um desses barulhinhos.

Qual o significado da coruja para o Bohemian Grove Club?

Muito provavelmente você nunca ouviu falar sobre esse clube de cavalheiros, pois essa é a intenção! A sede deste clube fica localizada na Califórnia, sendo composto por homens muito influentes (políticos, empresários e altos executivos dos meios da comunicação social) onde uma taxa de iniciação de 25000 dólares é cobrada desde 2006, além da taxa de sócio anual.

De acordo com o porta-voz do clube, Alex Singer, o evento é apenas uma reunião em que os sócios e seus convidados – entre os quais, como em todos os anos, figuras de destaque internacional – desfrutam da natureza e de uma série de atividades culturais que incluem concertos, peças de teatro, recitais e palestras sobre assuntos da atualidade.

Símbolo de sabedoria, a coruja é usada também como talismã dos membros do Bohemian Club onde está massivamente presente na sede do clube. Na região central há uma estátua gigantesca de coruja com aproximadamente 12 metros de altura. Além disso, o lago do clube tem formato de coruja, assim como no símbolo dessa sociedade secreta, a coruja é o elemento central.

Polêmica…

Há polêmica em torno de uma das tradições do grupo, chamada “Queima das Preocupações”. O ritual ocorre no primeiro fim de semana do acampamento, quando um grupo de homens segurando tochas e vestidos com togas e com as cabeças cobertas coloca fogo em uma efígie coberta por um manto diante da estátua da coruja.

Acredita-se que o Projeto Manhattan, que levou à criação da bomba atômica, tomou forma no Bohemian Grove, durante uma reunião em 1942.

…O que acontece em Bohemian Grove fica na Bohemian Grove…

Qual o significado da coruja na mitologia grega?

Atena, a deusa da sabedoria tem como companhia no ombro uma coruja, que lhe revela todos os segredos ocultos.

Mas você sabe o porquê ?

As aves, por serem consideradas os seres mais próximos dos deuses, foram, conforme suas características e atribuições, associadas a eles. A soberana águia acompanhava o poderoso Zeus, o imponente pavão, sua consorte e protetora dos amores legítimos: a deusa Hera. À atenta coruja coube a companhia da sábia Athena.

“ave da noite” noturna, relacionada com a lua, a coruja incorpora o oposto solar. Observem que Atena é irmã de Apollo (Sol). É símbolo da reflexão, do conhecimento racional aliado ao intuitivo que permite dominar as trevas. Apesar de haver uma forte associação desta ave à escuridão e a sentimentos tenebrosos, o que é natural a um ser noturno, o fato de ela ter sido atribuída à deusa Athena também a tornou símbolo do conhecimento e da sabedoria para muitos povos.

A coruja é uma excelente conhecedora dos segredos da noite. Enquanto os homens dormem, ela fica acordada, de olhos arregalados, banhada pelos raios da sua inspiradora Lua.

Eis a ave da deusa da Sabedoria e da Justiça: atenta coruja, cujo pescoço gira 360º, possuidora de olhos luminosos que, como Zeus, enxergam “O todo”. Devido a todos esses atributos, a Coruja simboliza também a Filosofia, os Professores e nossa proposta de Conhecimentos Sem Fronteiras: integrar todas as formas de conhecimento com o olhar para O Todo.

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

WhatsApp Dúvidas ? Clique aqui